terça-feira, 17 de julho de 2007

Papel do "Brief" no processo criativo - 2

Algumas explicações se fazem necessárias aos pontos que temos que explorar em um brief:

1) Porque anunciar?
- O objetivo está claro e acordado entre todas as partes do papel da propaganda?;
- O objetivo é realístico? Pode a propaganda/campanha alcançar o objetivo?;
- É apropriado usar a propaganda como ferramenta?;

2) Target
- O brief explica/defende porque de fato esse é o target que se almeja?;
- Qual insight ou informação relevante que o brief tem sobre o comportamento desse target?;

3) O que a propaganda tem que dizer - Qual é proposição?
- A proposição tem relevância, verdade e promessa?;
- É focada?;
- Tem argumentos que suportam essa proposição?
- Isso é claramente coerente com o resto do brief?

4) Suporte
- Que fatos você incluiu no brief para suportá-lo?
- Os fatos que você incluiu são relevantes à proposição?
- Você realmente só incluiu os fatos relevantes? Ou usou fatos que só servem para preencher o documento?
- Você interpretou os fatos para que de fato eles sirvam para contar a história no brief?

5) Restrições
- Existe de fato alguma restrição impeditiva para ser considerada na comunicação? Quem disse?
- É impedimento legal?

6) Consistência e lógica
- O brief é consistente e facilmente interpretado?
- Existe um raciocínio lógico que tenha começo, meio e fim?

Fonte: How to plan advertising - Account Planning Group / London

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